Translate

sábado, 5 de novembro de 2011

Iniciando em Java - Parte um

Breve história da linguagem

O Java é uma linguagem de programação orientada a objeto começada em 1991 por engenheiros da Sun, liderados por Patrick Naughton e James Gosling (conhecido como O Cara da Sun e gênio da computação presente em todos os lugares), para a criação de uma linguagem de programação que pudesse ser utilizada em pequenos equipamentos como comutadores de TV-a-cabo. Os dispositivos não tinham grande capacidade de processamento e memória, ainda cada fornecedor podia escolher unidades de processamento central (CPU) diferentes. Era importante não criar uma linguagem presa a uma única arquitetura e este projeto recebeu o nome de "Green".

Diante o desafio, os engenheiros ressucitaram o modelo de linguagem chamada UCSD Pascal criada para executar pseudo-código em uma máquina virtual. Dai em diante, adotaram uma linguagem portável que gerava código intermediário (bytecodes) para uma máquina hipotética. Esta linguagem recebeu alguns nomes, mas finalmente passou a se chamar Java e sua máquina hipotética, Java Virtual Machine.

A UCSD Pascal era baseada em procedimentos, mas os engenheiros da Sun tinham bastante experiência em UNIX e C++, por isso incorporaram no Java a orientação a objeto e sintaxe simplificada do C++.

Gosling disse em meados de 1994 "Nós podíamos elaborar um navegador bom de verdade. Isso era uma das poucas coisas do processo cliente/servidor que precisava de algumas das coisas esquisitas que havíamos feito: neutralidade de arquitetura, tempo real, confiabilidade, segurança - questões não terrivelmente importantes para o mundo das estações de trabalho. Assim construímos um navegador". Este navegador foi o HotJava, pensado por seus elaboradores Patrick Naughton e Janathan Payne, mas a maior novidade foi a capacidade de interpretar bytecodes intermediários através do que hoje conhecemos por applets. Em 1996, a Netscape lançou o navegador Netscape 2.0 com capacidade para Java e a partir deste acontecimento o Java foi amplamente difundido para conectar o usuário a informação em qualquer plataforma como uma linguagem meio e não fim.

O Java passou por várias revisões desde seu lançamento, dentre as versões utilizadas em grande escala estão: 1.2, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6 e em 07-Julho-2011, foi lançado oficialmente o Java 7.

Recursos para download

Este material pretende apresentar o uso da linguagem Java 7 em um computador convencional com sistema operacional Windows, mas se você for um usuário de computador muito experiente, pode baixar os recursos a seguir para a sua plataforma. É necessário fazer o download dos seguintes recursos:
  1. Kit para desenvolvimento Java SE 7 (versão padrão)
  2. Ambiente de desenvolvimento integrado Eclipse Indigo R
Nota: O kit de desenvolvimento Java SE contém todo o ambiente necessário para a criação e execução de aplicações Java, a incluir a máquina virtual Java (JVM), o compilador Java, as APIs do Java e outras ferramentas utilitárias para uma melhor funcionalidade. Com isso, em um simples bloco de notas (notepad) você pode escrever seus códigos e compilar, mas a menos que você seja um estudante na faculdade, recomendo o uso do Eclipse por se tratar de uma ferramenta para facilitar, tornar produtiva e segura a codificação em Java.

Instalar o Java SDK

Após concluir o download do JDK, siga os seguintes passos:

Passo 1 - Execute o arquivo de instalação baixado e a janela da figura 1 será aberta:

Figura 1 
 
Passo 2 - Clique no botão "Next" para seguir, uma nova janela será exibida conforme a figura 2:

Figura 2

Passo 2 - Se quiser trocar o diretório de instalação do SDK, clique no botão "Change" e realize a mudança. Clique no botão "Next" para seguir, uma nova janela será exibida conforme a figura 3:

Figura 3

Passo 3 - Esta janela exibirá a evolução da instalação do JDK (Java Development Kit) e ao final será mostrada automaticamente a janela da figura 4:

Figura 4

Passo 4 - Nesta janela, você pode configurar também onde será instalado o JRE (Java Runtime Edition para rodar sua aplicação compilada) se clicar no botão "Change". Clique no botão "Next" para seguir, uma nova janela será exibida conforme a figura 5:

Figura 5

Passo 5 - Esta janela exibirá a evolução da instalação do JRE e ao final será mostrada automaticamente a janela da figura 6:

Figura 6

Passo 6 - Agora você pode finalizar a instalação se clicar no botão "Finish". Caso desejar registrar o produto instalado no site da Oracle, clique antes no botão "Product Registration Information".

Configurar variáveis de ambiente

Um das praticas padrões após a instalação do Java no Windows é a configuração das variáveis de JAVA_HOME, PATH e CLASSPATH.

Para acessar as variáveis de ambiente:

Passo 1 - clique em "Iniciar"->"Painel de Controle"->"Sistema"->"Configurações avançadas do sistema". Uma janela com muitas abas será aberta, mas a aba "Avançado" deve estar visível;

Passo 3 - clique em "Variáveis de Ambiente". Um nova janela será aberta com duas listas de variáveis. A primeira lista são as variáveis de ambiente pessoal, ou seja, do usuário corrente. A segunda lista, são as variáveis do sistema, ou seja, vale para todos os usuários. Vamos trabalhar sobre estas variáveis para a configuração valer para o sistema todo;

Passo 4 - clique em "Novo" e informe JAVA_HOME para o nome da variável e a pasta de instalação do JDK como valor da variável. Clique em "OK" para confirmar. No meu exemplo de instalação, o JDK foi instalado em C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_01;

Passo 5 - clique em "Novo" e informe CLASSPATH para o nome da variável e ".;" (ponto mais vírgula sem as aspas) como o valor da variável. . Clique em "OK" para confirmar;

Passo 6 - procure e marque a variável PATH, clique em "Editar" e adicione ao seu valor atual ";%JAVA_HOME%\bin" (sem aspas e o ponto e vírgula é um separador que deve constar entre cada path). . Clique em "OK" para confirmar.

Passo 7 - feche as janelas abertas através de cliques em seus botões "OK".

Notas:  

A variável de ambiente JAVA_HOME é utilizada para abreviar a identificação do diretório de instalação do Java. Em nosso caso, usamos o JDK, mas para um usuário final que apenas executa as aplicações, o caminho desta variável deve ser o diretório de instalação do JRE.

A variável de ambiente CLASSPATH é utilizada para indicar para a máquina virtual como esta deve priorizar a leitura das classes utilizadas como dependências do aplicativo a executar. Indicamos apenas para buscar primeiramente no pacote local ao informar "." (sem aspas).

Por último, a variável de ambiente PATH é utilizada pelo Windows para encontrar um executável diretamente sem a necessidade de informar a sua localização, pois o Windows priorizará a busca do executável nos caminhos informados no PATH.

Continuarei com este artigo na parte dois desta publicação. Veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário