Translate

sábado, 19 de novembro de 2011

Iniciando em Java - Parte três (final)

Dando sequência a parte dois do Iniciando em Java, na públicação anterior, você aprendeu sobre o Eclipse e ainda sobre como definir a versão do JRE do Java 7 para usar como base para criação, compilação e execução de seus projetos.

Agora vamos criar o primeiro projeto de exemplo. Siga os passos:

Passo 1 - Abra o Eclipse e selecione o workspace padrão para seus projetos.

Passo 2 - Com o Eclipse aberto, clique nos menus "File"->"New"->"Java Project".

Passo 3 - Informe "Exemplo_001" como o nome do projeto, selecione "Use default JRE (currently 'jdk1.7.0_01')" em JRE e observe em "Use default location" que a pasta do projeto será criada dentro do workspace informado com o nome do projeto. Clique no botão "Finish".

Figura 1

Passo 4 - A estrutura do seu projeto inicial foi criada, observe na janela "Package Explorer". Clique duas vezes sobre a estrutura e observe os itens "src" e "JRE System Library [jdk1.7.0_01]". O seu ponto de partida, para criar as arquivos Java, deve ser o item "src". Este item é um pacote Java, semelhante a um diretório Windows onde você pode ter subpacotes para organizar os arquivos fonte do Java.

Figura 2

Passo 5 - Agora crie um classe Java dentro do pacote "src" com um clique no botão direito do mouse sobre "src", exiba o menu e clique em "New"->"Class".

Figura 3

Passo 6 - Informe "ClassePrincipal" como nome da classe, em "Which method stubs would you like to create?", marque a opção "public static void main(String[] args)" e clique no botão "Finish".

Figura 4

Passo 7 - Veja na janela de edição de código a estrutura básica de sua classe com o método "main" (prinicpal) já escrito pelo Eclipse para você quando você optou por criá-lo junto com a classe. Este método é reconhecido pela JRE como o ponto-de-partida quando a classe é executada e a sua composição sempre será desta maneira. Agora chegou de cliques, daqui em diante você fará o resto com códigos próprios.

Figura 5

Passo 7 - Atualize a classe com o seguinte código:

import java.io.BufferedReader;
import java.io.IOException;
import java.io.InputStreamReader;

public class ClassePrincipal {

 /**
  * @param args
  */
 public static void main(String[] args) {
  // TODO Auto-generated method stub

  // Exibe texto para capturar seu nome
  System.out.println("Informe o seu nome:");
  
  // Declare variável e cria uma conexão com o streaming (fluxo) do teclado
  BufferedReader br = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in));
  
  // Declare variável para capturar o nome 
  String nome = null; 
  
  // Tenta ler o nome
  try {
   nome = br.readLine();
  } catch (IOException e) {
   System.err.println("Erro ao tentar ler nome");
   System.exit(1);
  }
  
  System.out.println("Bom trabalho: " + nome);
  
 }

}

Passo 7 - Clique dentro do método main, depois pressione "Alt"+"Shift"+"X" e depois pressione apenas "J". Este é atalho é para você executar seu código, mas se você clicar dentro do método main e depois acessar os menus "Run"->"Run As"->"Java Application", obterá o mesmo resultado.

Passo 8 - Vá na janela auxiliar "Console", digite o seu nome e pressione "Enter". Pronto, você acaba de testar seus primeiro exemplo.

Notas:  

É importante notar os comentários de linha ao longo do código, eles são iniciados por "//", pois explicam o que cada instrução faz.

O Eclipse ainda não foi totalmente adaptado para o Java 7, por isso, alguns recursos como digitar para autocompletar não funcionarão muito bem, porém isso não prejudica em nada a utilização para aprendizado. Certamente a comunidade do Eclipse em breve lançará um Eclipse final para você explorar todos os seus recursos produtivos no Java 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário