Agora vamos criar o primeiro projeto de exemplo. Siga os passos:
Passo 1 - Abra o Eclipse e selecione o workspace padrão para seus projetos.
Passo 2 - Com o Eclipse aberto, clique nos menus "File"->"New"->"Java Project".
Passo 3 - Informe "Exemplo_001" como o nome do projeto, selecione "Use default JRE (currently 'jdk1.7.0_01')" em JRE e observe em "Use default location" que a pasta do projeto será criada dentro do workspace informado com o nome do projeto. Clique no botão "Finish".
Figura 1
Passo 4 - A estrutura do seu projeto inicial foi criada, observe na janela "Package Explorer". Clique duas vezes sobre a estrutura e observe os itens "src" e "JRE System Library [jdk1.7.0_01]". O seu ponto de partida, para criar as arquivos Java, deve ser o item "src". Este item é um pacote Java, semelhante a um diretório Windows onde você pode ter subpacotes para organizar os arquivos fonte do Java.
Figura 2
Passo 5 - Agora crie um classe Java dentro do pacote "src" com um clique no botão direito do mouse sobre "src", exiba o menu e clique em "New"->"Class".
Figura 3
Passo 6 - Informe "ClassePrincipal" como nome da classe, em "Which method stubs would you like to create?", marque a opção "public static void main(String[] args)" e clique no botão "Finish".
Figura 4
Passo 7 - Veja na janela de edição de código a estrutura básica de sua classe com o método "main" (prinicpal) já escrito pelo Eclipse para você quando você optou por criá-lo junto com a classe. Este método é reconhecido pela JRE como o ponto-de-partida quando a classe é executada e a sua composição sempre será desta maneira. Agora chegou de cliques, daqui em diante você fará o resto com códigos próprios.
Figura 5
Passo 7 - Atualize a classe com o seguinte código:
import java.io.BufferedReader; import java.io.IOException; import java.io.InputStreamReader; public class ClassePrincipal { /** * @param args */ public static void main(String[] args) { // TODO Auto-generated method stub // Exibe texto para capturar seu nome System.out.println("Informe o seu nome:"); // Declare variável e cria uma conexão com o streaming (fluxo) do teclado BufferedReader br = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in)); // Declare variável para capturar o nome String nome = null; // Tenta ler o nome try { nome = br.readLine(); } catch (IOException e) { System.err.println("Erro ao tentar ler nome"); System.exit(1); } System.out.println("Bom trabalho: " + nome); } }
Passo 7 - Clique dentro do método main, depois pressione "Alt"+"Shift"+"X" e depois pressione apenas "J". Este é atalho é para você executar seu código, mas se você clicar dentro do método main e depois acessar os menus "Run"->"Run As"->"Java Application", obterá o mesmo resultado.
Passo 8 - Vá na janela auxiliar "Console", digite o seu nome e pressione "Enter". Pronto, você acaba de testar seus primeiro exemplo.
Notas:
É importante notar os comentários de linha ao longo do código, eles são iniciados por "//", pois explicam o que cada instrução faz.
O Eclipse ainda não foi totalmente adaptado para o Java 7, por isso, alguns recursos como digitar para autocompletar não funcionarão muito bem, porém isso não prejudica em nada a utilização para aprendizado. Certamente a comunidade do Eclipse em breve lançará um Eclipse final para você explorar todos os seus recursos produtivos no Java 7.
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